Sair da casa dos pais: comprar ou alugar um imóvel?

Sair da casa dos pais: comprar ou alugar um imóvel?

Sair da casa dos pais: comprar ou alugar um imóvel? 1200 561 Juliana Figueiredo

Sair da casa dos pais é um grande passo na vida de quem busca independência e autonomia. Tão grande que muito jovens sonham com esse dia, mas é claro que abrir mão da comodidade de morar com a família e encarar esse desafio não é algo tão simples. Esse sonho precisa de planejamento, gera custos e depende de importantes decisões. E uma das principais decisões deste momento é saber onde morar.

Quando algo tão primordial quanto a moradia entra em pauta, uma dúvida muito comum é decidir se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. E a resposta sempre será depende. Depende do valor que você terá para investir, do seu perfil e quanto tempo você pretende ficar em seu novo lar. Como é o início de uma vida adulta, muitos jovens ainda não tem certeza se vão se adaptar a região ou até mesmo se vão ficar por muito tempo naquela cidade, como é o caso das pessoas que mudam de cidade para cursar a universidade.

Independente do que você considerar como a melhor opção, é importante saber que ambas as escolhas têm vantagens e desvantagens, por isso reunimos os principais pontos, para te ajudar a decidir o que é melhor para você.

vantagens e desvantagens alugar ou comprar imóvel


Conheça as Vantagens e Desvantagens de Comprar ou Alugar um imóvel:

Comprar um imóvel: Vantagens

A opção de investir na casa própria dá uma maior estabilidade à família. Além disso, permite realização de reformas e benfeitorias que podem acabar valorizando ainda mais o imóvel. Nesse caso, o dinheiro gasto não é desperdiçado, até porque trata-se de um bem que pode ter uma maior valorização com o tempo. Além dessa face do negócio, há a segurança de ter algo próprio, bem como todas as questões relacionadas à realização pessoal.

Comprar um imóvel: Desvantagens

Normalmente o valor do imóvel é alto e este valor traz junto uma demanda de anos de financiamento. Portanto há sempre o risco do comprador passar por alguma fase de instabilidade econômica e não conseguir arcar com as prestações ou a manutenção que envolve a propriedade, abrindo uma possibilidade de perder o investimento.

E falando ainda no investimento, em casos em que o proprietário passe por dificuldades e precise reaver o dinheiro investido, não há como saber em quanto tempo irá demorar para, de fato, efetuar a venda deste imóvel. Além disso, vale considerar que a venda terá um valor superior da compra levando em consideração os juros de financiamento.

Alugar um imóvel: Vantagens

Um imóvel alugado sempre será mais barato do que ter um próprio, o que já é um grande benefício para quem não quer gastar muito e não abre mão de um espaço com conforto e boa localização, por exemplo. Aqui, a manutenção, salvo alguns raros casos, fica sob responsabilidade do proprietário, sendo possível economizar dinheiro para fazer outros tipos de investimentos. Fora a questão financeira, alugar dá uma maior liberdade ao morador. Isso permite que ele mude de casa, cidade, etc, sem ter muitas dificuldades.

Alugar um imóvel: Desvantagens

A principal desvantagem de viver em um imóvel alugado é de que dinheiro empregado todo o mês vai para algo que não é seu e a necessidade de qualquer reforma só iria agregar valor ao bem de outra pessoa. Outra coisa que pode pesar contra o aluguel é estar suscetível aos ajustes de valor ou outros motivos que fogem do nosso próprio controle, como a solicitação do imóvel pelo dono, a não renovação do contrato, etc.

melhor opção comprar ou alugar um imóvel

Então qual é a melhor opção: comprar ou alugar um imóvel?

Cada situação precisa de uma análise clara. Para comprar um imóvel, caso você não tenha o valor total do investimento, é necessário ter uma entrada, a aprovação de um financiamento, possuir renda fixa, além de todos os custos com documentação e em alguns casos, até despesas com pequenas reformas ou mobília para a casa. A compra do imóvel é uma excelente opção para pessoas que possuam condição de pagar à vista, sem ter que apertar excessivamente o orçamento ou realizar longos financiamentos, para fugir das taxas de juros. Para pessoas que não pretendem comprar a vista ou até mesmo tem dúvidas sobre qual é o melhor lugar para morar, ou até mesmo pretendem começar a vida em outra cidade, vale mais a pena pesquisar e alugar um imóvel que atenda todas as suas necessidades e ainda com a opção de conhecer mais a região escolhida.

 Em todo caso, essa decisão demanda pesquisa e planejamento e não pode ser tomada por impulso, para que o início da sua vida adulta não prejudique a sua vida financeira. Se quiser bater um papo com um dos nossos consultores e saber mais qual é a melhor opção para você, fique a vontade para entrar em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo chat em nosso site 🙂

Site Pro Imóveis
Juliana Figueiredo

Juliana Figueiredo

Graduada em Propaganda e Marketing, analista e redatora de mídias sociais empresariais. Perita em avaliação de imóveis, com mais de 20 anos no mercado imobiliário.

Por: Juliana Figueiredo