Checklist: O que avaliar na hora de alugar um novo imóvel

Checklist: O que avaliar na hora de alugar um novo imóvel

Checklist: O que avaliar na hora de alugar um novo imóvel 1200 621 Juliana Figueiredo

É importante saber o que avaliar na hora de alugar um novo imóvel. Afinal, alguns itens essenciais como, por exemplo: aspectos de conservação do imóvel, documentação regularizada, localização e informações sobre o proprietário do imóvel não devem ser negligenciados no processo de locação.

Apesar de ser menos complexo que comprar um imóvel, o processo de locação requer cautela e cuidados por parte do locatário para evitar problemas futuros e prejuízos em caso de cancelamento do contrato.

Portanto, antes de formalizar o contrato de locação, é preciso analisar todos os prós e contras do imóvel que você deseja alugar. Para isso, você deve saber quais itens avaliar na hora de alugar um novo imóvel. É imprescindível contar com uma imobiliária de sua confiança para te auxiliar nos trâmites do processo de locação e assegurar o sucesso da negociação.

Se você pretende alugar um imóvel, mas tem dúvidas sobre o que deve levar em conta ao escolher o imóvel ideal, listamos o que você deve avaliar na hora de alugar um novo imóvel para fazer um bom negócio.


Principais itens para avaliar na hora de alugar um novo imóvel

situacao-do-imovel

Situação do imóvel

Confira a documentação da propriedade para checar se está devidamente regularizada e com as taxas pagas em dia para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Isso garante que o processo de locação seja realizado de forma transparente e segura, evitando possíveis brigas judiciais entre locador e locatário.

garantias-para-locacao-imoveis

Formas de garantia para locação

Existem diversas formas de garantia para a locação de um imóvel. Hoje em dia, uma das formas de garantias mais utilizadas é o seguro-fiança. Nesse tipo de garantia para locação de imóveis, o locatário contrata uma apólice de seguro com validade anual para garantir que o aluguel será pago integralmente e em dia.

Além desta opção, há ainda o tradicional fiador, que é a pessoa que garante o pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência. Outra forma de garantia para locação é o título de capitalização que fica vinculado ao contrato de locação para assegurar o pagamento de qualquer pendência no encerramento do contrato. Conheça as formas de garantias para a locação de imóveis.

localizacao-do-imovel-novo-para-alugar

Localização do imóvel

A localização é um item muito importante que deve ser avaliado na hora de alugar um novo imóvel. Ao pesquisar detalhes da região onde o imóvel está localizado, é possível saber se fica próximo à comércios e é de fácil acesso para deslocamento prático dos moradores.

Avalie ainda se na região há segurança, policiamento, iluminação pública e serviços básicos. Fatores como esses influenciam na valorização do imóvel e proporcionam maior segurança e bem-estar ao inquilino. Acesse gratuitamente o infográfico para conferir os bairros com infraestrutura diferenciada para locação de imóvel na região de Catanduva.

vistoria-na-hora-de-alugar-um-novo-imovel

Vistoria minuciosa

Antes de assinar o contrato e pegar as chaves, certifique-se que o imóvel está sendo entregue em boas condições. Para isso, veja a vistoria minuciosa que é feita pela imobiliária e anexada ao contrato, que é uma garantia e prova do estado do imóvel antes da sua mudança. Afinal, o imóvel deverá ser entregue do mesmo jeito que estava na locação.

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de alugar um novo imóvel, conheça as opções de imóveis disponíveis para locação na Pró Imóveis.
manual-do-locatario
Juliana Figueiredo

Juliana Figueiredo

Graduada em Propaganda e Marketing, analista e redatora de mídias sociais empresariais. Perita em avaliação de imóveis, com mais de 20 anos no mercado imobiliário.

Por: Juliana Figueiredo