Conheça as formas de garantias para a locação de imóveis

Conheça as formas de garantias para a locação de imóveis

Conheça as formas de garantias para a locação de imóveis 1200 606 Juliana Figueiredo

Pensando em alugar um imóvel? Importante entender como funciona o processo de locação e conhecer as formas de garantias para a locação de imóveis. Assim, tanto inquilino como locador estão assegurados do cumprimento de suas obrigações e responsabilidades.   

O locatário (inquilino) precisa oferecer garantias para a locação de imóveis ao proprietário para formalizar o contrato de locação. A forma de garantia mais comum em contratos de locação é a utilização de um fiador. Além desta opção, há ainda outras formas de garantias para locação de imóveis que podem ser utilizadas como caução, seguro fiança e título de capitalização.

Continue a leitura deste artigo para conhecer as principais formas de garantias para a locação de imóveis. 


Veja os tipos de garantia para a locação de imóveis

fianca

Fiança

A fiança por meio de um fiador é uma das formas de garantias para a locação de imóveis mais utilizadas. Caso o inquilino não consiga honrar com seus compromissos estipulados em contrato, o fiador garante que o aluguel será pago integralmente e em dia, evitando a inadimplência.

Por esse motivo, um requisito primordial para acessar essa forma de garantia é a exigência de que o fiador comprove ser proprietário de um imóvel já quitado para apoiar o contrato da locação. Geralmente, é exigido que o imóvel do fiador esteja localizado na mesma cidade em que o novo imóvel será alugado.

Este costuma ser o tipo de garantia para locação de imóvel mais vantajosa, financeiramente, para o locatário, pois não gera despesas extras.

seguro-fianca

Seguro Fiança

O seguro fiança é uma forma de garantia para a locação de imóvel adotada por quem possui dificuldades em conseguir um fiador. Por isso, esse é o segundo tipo de garantia mais procurado pelos locatários e um dos mais seguros para o locador já que, em caso de inadimplência, o pagamento do aluguel é quitado pela seguradora.

Nesse tipo de garantia para locação de imóveis, o locatário contrata uma apólice de seguro com validade anual para garantir que o aluguel será pago integralmente e em dia. A apólice tem validade de um ano, sendo necessária efetuar sua renovação para assegurar a garantia locatícia.

titulo-de-capitalizacao

Título de Capitalização

Para efetuar a compra um título de capitalização como garantia do aluguel, o locatário não necessita realizar nenhuma comprovação de renda. O título de capitalização adquirido pelo inquilino fica vinculado ao contrato de locação e ao final do contrato, se não houver débitos, o inquilino pode sacar o valor com as correções monetárias. Caso contrário, o valor é sacado pelo proprietário do imóvel.

O valor do título varia de acordo com o valor da locação. Para ter acesso a essa modalidade de garantia para a locação de imóveis, o inquilino deve buscar uma empresa referenciada que emita títulos de capitalização.

Agora que você já conhece as garantias para a locação de imóveis, se ainda tem dúvidas sobre como funciona o processo de locação, acesse gratuitamente o Manual do Locatário, criado especialmente para esclarecer possíveis dúvidas sobre a locação de imóveis. 

manual-do-locatario


Procurando um imóvel para alugar que seja ideal para você? Confira os imóveis disponíveis para locação na Pró Imóveis.

Juliana Figueiredo

Juliana Figueiredo

Graduada em Propaganda e Marketing, analista e redatora de mídias sociais empresariais. Perita em avaliação de imóveis, com mais de 20 anos no mercado imobiliário.

Por: Juliana Figueiredo