Veja como reduzir os gastos durante as férias para a compra da casa própria

Veja como reduzir os gastos durante as férias para a compra da casa própria

Veja como reduzir os gastos durante as férias para a compra da casa própria 1200 480 Juliana Figueiredo

Chegou o fim do ano! E com ele toda empolgação das férias e das festas que se aproximam. Essa época marca o encerramento de um ciclo e aproximação de um ano novinho em folha para planejar e tirar planos do papel. Mas tome cuidado!

Se os seus planos envolvem a compra da casa própria, é necessário ser muito consciente nessa época e tomar as decisões certas para não perder o controle do seu planejamento financeiro e iniciar o ano com as dívidas das festas somadas as contas de começo de ano como IPTU, IPVA, escola e material escolar, etc.

Pensando nisso, escrevemos esse post com algumas dicas de como economizar nesse período para manter o seu planejamento financeiro em dia e o sonho do seu imóvel próprio cada vez mais perto da sua realidade. Vamos lá?


Confira 5 dicas para economizar e manter o plano da compra da casa própria:

viagem-para-regioes-proximas

1. Viagens para regiões próximas

Se você quer viajar neste fim de ano, já pensou em aproveitar mais as regiões próximas à sua cidade? Busque por lugares inexplorados como cachoeiras, lagoas, serras e economize nas passagens aéreas.

Além disso, viajando para um lugar mais próximo e não tão conhecidos, você poupa dores de cabeça com aeroportos lotados, estradas e cidades congestionadas, por conta do volume de pessoas que viajam para lugares mais populares.

roteiro-de-viagem

2. Faça um roteiro de viagem e defina seu orçamento

Não importa se a sua viagem será para a cidade vizinha por apenas um final de semana ou se você vai viajar para um destino mais distante por 20 dias. O importante é sempre planejar todo o roteiro da sua viagem.

Pesquise quais são os passeios mais comuns da região e qual é faixa de preço, quais restaurantes você gostaria de conhecer e qual é o preço-médio do lugar e como funciona os meios de transporte da região. Com isso, você consegue ter uma ideia de quanto custará a sua viagem e poderá definir um orçamento máximo, com base no que você tem disponível para investir.

Sempre que possível, tente levar dinheiro em espécie para conseguir negociar melhor com os comerciantes locais e busque por clubes de descontos da região para conseguir benefícios na compra antecipada de passeios ou vouchers de restaurantes, por exemplo.

Outra dica é: conheça o lugar como se fosse um morador local! Utilize os meios de transporte públicos ou alugue uma bicicleta para explorar a região e sempre que possível, opte pelas caminhadas. Ainda sobre essa dica, converse com os locais para saber quais são os restaurantes e bares que eles frequentam, para tentar sair um pouco do circuito turístico e economizar mais dinheiro.

compras-para-economizar-na-viagem

3. Compras para a viagem

Se organize antes da viagem e faça as compras de comidas e bebidas em sua cidade, nos supermercados de sua preferência. Se deixar para comprar nos supermercados da praia, por exemplo, a chance de você pagar muito mais do que o normal é grande, já que algumas regiões tem poucas opções de comércio e com a alta temporada, muitos itens costumam subir de preço.

lista-de-presentes-natal

4. Organize a lista de presentes de Natal

Nem sempre é possível presentear todo mundo que você gostaria. Por isso aqui a dia é definir uma lista de todos que você pretende presentear por grupos de afinidade. Com isso em mãos, calcule quanto você tem disponível para investir em presentes e distribua o seu orçamento.

Se perceber que a conta não fecha, pense se é realmente necessário presentear todo mundo da sua lista. Também tente comprar todos os presentes no mesmo lugar para conseguir negociar bons descontos.

Uma outra dica aqui é promover brincadeiras como amigo-secreto, assim, todos ganham presentes e sai mais em conta para todos os participantes.

compras-para-ceia

5. Otimização de compras para a ceia

Organize a sua lista de compras de supermercado com antecedência, assim como a lista de convidados para a sua celebração. Com a lista de ingredientes e a quantidade de pessoas que irá receber, saia em busca das melhores ofertas.

Não deixe para ir no supermercado nas vésperas, pois a chance de não encontrar o que busca ou encontrar por um preço exorbitante é muito grande.

O segredo de tudo é planejamento. Se você se organizar, conseguirá celebrar o fim de ano com as pessoas que mais ama, sem começar o ano endividado e sem adiar a compra da casa própria.

Você já pensou em fazer um financiamento de imóvel?

Entenda neste artigo porque o financiamento Minha Casa, Minha Vida, pode ser uma ótima opção para você.


Que tal fazer uma simulação sem compromisso?

Simulacao-Minha-Casa-Minha-Vida
Juliana Figueiredo

Juliana Figueiredo

Graduada em Propaganda e Marketing, analista e redatora de mídias sociais empresariais. Perita em avaliação de imóveis, com mais de 20 anos no mercado imobiliário.

Por: Juliana Figueiredo